segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Ferramentas para o Gerenciamento de Projetos

Senti a necessidade de referências sobre que ferramenta utilizar para gerenciar projetos......logo fiz uma pesquisa e encontrei uma matéria muito interessante de Marcos Alexandre Rodrigues onde ele faz uma comparação entre diversas ferramentas e seus recursos. Inspirado por este trabalho, tomei a liberdade de ir um pouco mais além, relacionando as ferramentas e indicando o site do fabricante, o site para download, o tipo de licença e outras informações relevantes.

Espero que seja útil para os interessados!

Deixo aqui meu agradecimento ao Marcos Alexandre e provoco a todos os leitores para avançarmos neste trabalho.....
Em primeiro momento gostaria de reforçar uma das premissas do Marcos Alexandre: "A intenção é focar a comparação nos recursos técnicos que cada ferramenta possui, deixando os outros critérios por conta de análise particular. Por esse motivo, não será apontada a melhor

ferramenta."

Tabela adaptada de Marcos Alexandre


A seguir serão apresentadas informações mais detalhadas sobre cada uma das ferramentas. Observo que boa parte das informações foram extraídas dos sites dos fabricantes, logo as mesmas podem ter um carater comercial. Todas as fontes são citadas ao final de cada ferramenta.

A seguir está a lista de ferramentas com link para a posição em que estão os detalhes de cada ferramenta.
MS Project 2007
GanttProject
OpenProj
DotProject
Planner
Primavera
Open Workbench
OmniPlan
JxProject
Tutos
ClockingIT
NB Project

___________________________________________________________

MS Project 2007

O Microsoft Office Project 2007 fornece eficientes ferramentas de gerenciamento de projeto com a combinação certa de usabilidade, eficiência e flexibilidade, de modo que você possa gerenciar projetos com mais eficiência e eficácia.


Website do software: http://office.microsoft.com/pt-br/project/default.aspx

Website do fabricante: http://www.microsoft.com/

Licença: Software Proprietário - por versão

O Microsoft Office Project Standard 2007 fornece eficientes ferramentas de gerenciamento de projeto com a combinação certa de usabilidade, eficiência e flexibilidade, de modo que você possa gerenciar projetos com mais eficiência e eficácia. Você pode se manter informado e controlar o trabalho, as agendas e as finanças do projeto, manter as equipes de projeto alinhadas e ser mais produtivo por meio da integração com programas conhecidos do Microsoft Office system, da geração avançada de relatórios, do planejamento guiado e de ferramentas flexíveis.

Observação O Microsoft Office Project Professional 2007 inclui todos os recursos no Office Project Standard 2007. Além disso, o Office Project Professional 2007 fornece recursos de gerenciamento de projetos corporativos colaborativos quando usado com o Microsoft Office Project Server 2007.

O Microsoft Project é um poderoso aplicativo de gerenciamento de projetos que você pode utilizar para planejar, programar e representar graficamente as informações sobre projetos. Com o Microsoft Project é fácil criar e modificar um conjunto de tarefas para atingir seus objetivos. O software de gerenciamento de projeto é uma ferramenta muito importante para o estabelecimento de um plano inicial de projeto. Além disso, o Microsoft Project recalcula rapidamente os cronogramas e permite-lhe ver como as mudanças em uma parte do projeto podem afetar os seus plano como um todo. Novas tarefas, tarefas obsoletas, datas intermediárias que afetam outras tarefas ou a disponibilidade irregular de um recurso poderiam, caso contrário, passar despercebidas; mas com o Microsoft Project você pode manter tudo sob controle.

Fontes:
http://office.microsoft.com/pt-br/project/HA101656381046.aspx
http://www.gwnet.com.br/wp/wp-content/uploads/2008/09/apostila-project2007.pdf



___________________________________________________________

GanttProject


O GanttProject é um programa criado para ilustrar em forma de um Diagrama de Gantt agendamentos de tarefas relacionadas a um projeto com

o intuito de facilitar seu gerenciamento demonstrando um fracionamento de tarefas criado no qual sub-tarefas podem ser ou foram delegadas para diferentes pessoas bem como uma previsão de tempo para a conclusão de um determinado projeto e esta função é cumprida por ele.

Website do software: http://www.ganttproject.biz/

Website do fabricante: http://www.ganttproject.biz/

Licença: Software Livre / Open Source / Software Gratuito

O GanttProject é um programa criado para ilustrar em forma de um Diagrama de Gantt agendamentos de tarefas relacionadas a um projeto com o intuito de facilitar seu gerenciamento demonstrando um fracionamento de tarefas criado no qual sub-tarefas podem ser ou foram delegadas para diferentes pessoas bem como uma previsão de tempo para a conclusão de um determinado projeto e esta função é cumprida por ele.

A instalação do GanttProject não requer muitos passos, sendo simples. O programa está no idioma português porém seu manual está apenas no idioma inglês. Mesmo contando com menus enxutos, talvez cause certa dificuldade em suas primeiras utilizações pois o programa tem um grau relativo de complexidade.


___________________________________________________________

OpenProj

OpenProj é um programa realmente versátil. Com uma interface simples de usar, o gerenciador de projetos apresenta todas as opções importantes para se realizar uma administração de informações e tarefas a serem cumpridas. A metodologia aplicada é a de diagramas de Gantt, muito usada na atualidade, podendo ser adaptado para metodologias PMBOK, um conjunto de práticas em gerência de projetos de muita qualidade.

Website do software: http://openproj.org/openproj

Website do fabricante: http://www.projity.com/

Licença: Software Livre / Open Source / Software Gratuito

OpenProj é um gerenciador de projetos desenvolvido como alternativa ao Microsoft Project. Com código aberto, o programa oferece várias opções para a inclusão e administração de todas as atividades co-relacionadas ao desenvolvimento das atividades, apresentando os resultados, em especial, sob o formato de Gráficos de Gantt.

Este tipo de gráfico ilustra, na forma de barras, o cronograma de um projeto, com as datas de início, fim e todas as tarefas atribuídas devidamente registradas, sendo, por este motivo, muito utilizado para representar o status atual da programação de um projeto.


Fonte: http://www.baixaki.com.br/download/openproj.htm


___________________________________________________________

dotProject

O dotProject é um sistema de gerência de projetos em software livre de fácil utilização, com um conjunto de funcionalidades e características que o tornam indicado para implementação em ambientes corporativos, pois atende a diversas necessidades de gerentes e Escritórios de Projetos.

Website do software: http://www.dotproject.net/

Website do fabricante: http://www.dotproject.net/

Licença: Software Livre / Open Source / Software Gratuito


O dotProject é uma ferramenta para o gerenciamento de desenvolvimento de projetos em equipe. Possui inúmeras funcionalidades e características, que o tornam indispensáveis para o desenvolvimento em ambiente corporativo.

O dotProject é desenvolvido em PHP, utilizando o banco de dados MySQL. Ele é gratuito, de fácil uso e independente de qualquer sistema operacional, pois roda diretamente no seu navegador.

O dotProject é uma aplicação web e seu acesso é feito através de um navegador, assim sua utilização independe de sistema operacional e instalação na máquina do usuário, pois é executado em um servidor. Em termos mais técnicos, o dotProject é um sistema escrito em PHP, que utiliza banco de dados MySQL.


O dotProject unifica:

* informações de empresas;
* informações de projetos de cada empresa;
* todas as tarefas necessárias à execução de cada projeto;
* saber quanto de cada tarefa já foi realizado;
* Diagrama de Gantt;
* informação de usuários e colaboradores de cada tarefa;
* um modo fácil de informar usuários de suas associações a tarefas (via email);
* lembretes popup sobre prazos próximos ao fim;
* uma lista de contatos relacionados;
* calendários com visões diferentes: mensal, semanal e diária;
* fóruns relacionados a projetos;
* repositório de arquivos relacionados a projetos.

Fontes:
http://www.ziggi.com.br/downloads/dotproject
http://pt.wikipedia.org/wiki/DotProject


___________________________________________________________

Planner



Planner é um software destinado a administração de projetos. Ele faz parte da suíte de aplicativos de escritório do GNOME. Possui uma interface capaz de exibir as tarefas em forma de gráfico de Gantt, lista, sendo também capaz de gerenciar recursos ligados aos projetos.

Website do software: http://live.gnome.org/Planner

Website do fabricante: http://live.gnome.org/

Licença: Software Livre / Open Source / Software Gratuito


O Planner é um programa feito para ser utilizado em gerenciamento de projetos. Ele faz parte da suíte de aplicativos para escritórios do GNOME e possui licença livre do tipo GPL (General Public License – Licença Pública Geral).

Uma da ferramentas mais interessantes do Planner é a exibição de tarefas na forma de gráfico de Gantt – um tipo de gráfico que mostra os avanços de cada parte do projeto, sendo possível visualizar de uma vez só quanto tempo cada etapa levou para ser concluída. Outro fato interessante é a possibilidade de exportar projetos para o formato PDF ou HTML, o que permite uma fácil visualização em qualquer navegador.

O programa pode ser usado não apenas por profissionais que precisam organizar projetos de trabalho, mas também por usuários domésticos, alunos, dentre outros, pois é um ótimo organizador de tarefas.


Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Planner
http://www.baixaki.com.br/linux/planner.htm


___________________________________________________________

Primavera


O foco dos produtos Primavera da Oracle é ajudar empresas com muitos projetos a gerenciar todo o ciclo de vida do portfólio, incluindo projetos de todos os tamanhos.

Website do software: http://www.oracle.com/global/br/applications/primavera/index.html

Website do fabricante: http://www.oracle.com

Licença: Software Proprietário

O foco dos produtos Primavera da Oracle é ajudar empresas com muitos projetos a gerenciar todo o ciclo de vida do portfólio, incluindo projetos de todos os tamanhos. Estima-se que os projetos totalizando um valor de mais de 6 trilhões de dólares tenham sido gerenciados com produtos Primavera. As empresas recorrem às soluções de gestão de portfólio de projetos Primavera da Oracle para ajudá-las a tomar melhores decisões, avaliar os riscos e recompensas associados aos projetos e determinar se há recursos suficientes com as capacitações certas para realizar o trabalho. Essas excelentes soluções fornecem os recursos de execução e controle de projetos necessários para entregar projetos com sucesso e pontualidade, dentro do orçamento e com a qualidade pretendida.

A suíte de produtos Primavera P6 apresenta soluções para:

  • acompanhar o desempenho de cada projeto de um mesmo cliente
  • possibilitar a colaboração com idéias e soluções dos mais diversos usuários envolvidos no projeto
  • conciliar e administrar a disponibilidade de recursos e identificar os problemas de má utilização de tais recursos
  • definir a prioridade de projetos e tarefas
  • identificar e selecionar as melhores soluções e estratégias para o sucesso de um projeto
  • transmitir informações aos gerentes dos projetos, através de recursos avançados, fazendo uso de tabelas, gráficos, diagramas e histogramas
  • disponibilizar informações em tempo real para uma rápida e eficiente tomada de decisões
  • planejar e análisar a estratégica de recursos finaceiros em projetos propostos
  • fornecer dados numéricos para análise e comunicação do desempenho das diferentes fases de um mesmo projeto, baseadas em necessidades organizacionais
  • organizar e planejar portifólio para apresentação aos mais diferentes perfis de clientes e áreas de atuação
  • organizar e disponibilizar formulários para obtenção de informações necessárias para o sucesso das atividades presentes em um projeto
  • disponibilizar dados de etapas do projeto para aprovação



Fonte:
http://www.oracle.com/global/br/applications/primavera/index.html
http://www.verano.com.br/p6.html


___________________________________________________________

Open Workbench

Oferece gerenciamento de projetos em alto nível de detalhamento. Bom para organizações de médio à grande porte, apropriado para projetos que exijam maior atenção dos gerentes de projeto e dos executivos da empresa; ONGs que necessitam de uma ferramenta estável para gerenciamento de projetos complexos; Consultores em Gerenciamento de Projetos; PMOs.

Website do software: http://www.openworkbench.org/

Website do fabricante: http://myclarity.com/

Licença: Software Livre / Open Source / Software Gratuito

O Open Workbench tem várias funções, divididas entre as abas Favorites (Favoritos), Planning (Planejamento), Executing (Execução), Controlling (Controle) e Filters & Sorts (Filtros e Categorias). O leque de funcionalidades vai do famoso e querido GanttChart, passando pelo CPM e Controle de Status das Atividades, sendo um ponto interessante o fato de que o caminho crítico é indicado na lista de atividades já na aba Gantt Chart. Outra parte interessante do software são as funções da aba Controlling, que trazem desde informações sobre o trabalho já realizado indo até análises do desempenho do projeto.

O Open Workbench suporta os formatos RMP e XML. Entretanto, tentativas de abrir XMLs gerados no Open Workbench com o MS Project 2007 foram mal-sucedidas. Pode ter sido um problema no meu sistema ou realmente um bug do programa.

Fontes:
http://papogp.wordpress.com/2008/11/30/open-workbench/
http://www.openworkbench.org/


___________________________________________________________

OmniPlan


Com o OmniPlaner, o usuário pode criar projetos lógicos com agendas, sumários, e muito mais. Tenha todas as ferramentas necessárias para tornar seu projeto um sucesso absoluto!


Website do software: http://www.omnigroup.com/applications/omniplan/

Website do fabricante: http://www.omnigroup.com/

Licença: Software Proprietário

Com o OmniPlaner, o usuário pode criar projetos lógicos com agendas, sumários, e muito mais. Tenha todas as ferramentas necessárias para tornar seu projeto um sucesso absoluto!



Interface
O OmniPlaner foi desenvolvido para auxiliar na realização de projetos sem que isso ocupe muito tempo do seu dia. A interface é bastante intuitiva e traz apenas os menus e botões necessários para gerenciar tarefas.



Ritmo de trabalho
Criar um plano de trabalho é muito simples: basta digitar todos os passos necessários para a conclusão de determinado projeto junto ao tempo médio necessário para conclui-lo. Pode-se ainda relacionar documentos, pessoas ou informações extras.



Apenas o necessário
Projetos podem ser bastante extensos e perdurar por muitos meses. Mas de nada adiantar ter acesso a informações referentes à última etapa do projeto quando se ainda está no começo.

O OmniPlan oferece uma ferramenta bastante interessante que consiste em cortar o projeto em partes, filtrando apenas as atividades cujo prazo termina em breve. É possível também visualizar quais grupos estão relacionados a qual parte do processo e muito mais.

Outras ferramentas
Com o OmniPlan, o usuário pode verificar o andamento de diversos aspectos de um projeto como a distribuição de material, recursos financeiros e pessoal. Os grupos são definidos por pessoal, material, equipamento e grupos. O impacto financeiro de cada elemento é controlado por hora ou por preço, para que você possa manter as finanças do seu projeto em dia.

Uma boa agenda vale por muito. É por isso que o aplicativo disponibiliza um inteligente sistema para a organização de tarefas, prazos e datas em geral. A ferramenta “Schedule” mostra o que precisa ser feito, quando e onde, dando a você todas as dicas para a realização de uma tarefa.

A linha do tempo segue um estilo gráfico de Gannt, ou seja, é mostrada de forma horizontal. Nela é possível visualizar vários aspectos como prazos, tempo necessário para a realização de uma tarefa ou o tempo passado desde o começo do projeto.

Fontes:
http://www.baixaki.com.br/mac/omniplan.htm
http://www.omnigroup.com/applications/omniplan/


___________________________________________________________

JxProject



Gerenciador de projetos para o Windows, Linux e Mac.
Você pode programar recursos com múltiplos calendários, zonas de tempo, mudanças de tempo e muito mais.
O programa ainda pode imprimir mapas e tabelas com ajustes de escalas e muito mais.

Website do software: http://www.jxproject.com/

Website do fabricante: http://www.jxproject.com/

Licença: Software Livre / Open Source / Software Gratuito

Um software de código aberto, o JxProject provê ferramentas simples e eficientes para o gerenciamento de seus projetos. Aqui você insere tarefas em cada linha, define suas características como porcentagem já concluída do projeto, horas trabalhadas, dias totais de duração e inclusive traçar no calendário, com o mouse, uma linha que irá vincular seus projetos.

O recurso de vinculação de diversos projetos serve para deixá-los atualizados de maneira simultânea. Através do jxProject você também poderá imprimir mapas e tabelas com ajustes de escalas, entre outras coisas, facilitando ainda mais a sua análise sobre o projeto realizado.

Fontes:
http://www.baixaki.com.br/info/1927-ferramentas-para-gerenciar-projetos.htm
http://www.jxproject.com/


___________________________________________________________

Tutos (just in english)


TUTOS - The Ultimate Team Organization Software - is a tool to manage the organizational needs of small groups, teams, departments...

Website do software: http://www.tutos.org

Website do fabricante: http://sourceforge.net/

Licença: Software Livre / Open Source / Software Gratuito


TUTOS is a tool to manage the organizational needs of small groups, teams, departments ...
To do this it provides some web-based tools:

* a calendar for users and groups (incl. screenshot)
* Groups / Teams
* address manager for people, companies and departments (incl. screenshot)
* bug tracking system (incl. screenshot)
* product/project repository (incl. screenshot)
o with task management (incl. screenshot)
o with document management (incl. screenshot)
o with installation management (incl. screenshot)
o support of different roles (manager,developer,customer etc.)
o support of relations to other projects (base product, subproject etc.)
* mailboxes (imap/pop)
* timetracking on projects, installations and bugs
* Invoices
* Watchlists. Stay informed on changes on projects/bugs etc via email.
* support for teams that are distributed over different timezones
* color themes / layout
* fine grained permission handling
* change history
* customized (i.e. additional) database fields

All these parts are heavily linked together to give a unique interface for the day to day needs of people involved in project management and development.


Fonte:
http://www.tutos.org/homepage/about.html


___________________________________________________________

ClockingIT



O ClockingIT é um aplicativo online que rastreia todas suas tarefas, projetos e tempo gasto, administrando assim um grande número de tarefas simultâneas. Foi criado com o propósito de auxiliar consultores, por exemplo, que precisam gerenciar diversos projetos de diferentes clientes exigentes por relatórios de progresso.

Website do software: http://www.clockingit.com

Website do fabricante: http://www.clockingit.com

Licença: Software Livre / Open Source / Software Gratuito

Com este organizador, você controla seu tempo em atividades profissionais, elabora relatórios, estipula prazos, marca e procura por tarefas, registra os trabalhos cronologicamente, cria logs e notificações via RSS.

Mesmo sendo online, o ClockingIT possui diversas funções encontradas em programas para gerenciamento de trabalhos e projetos profissionais. A possibilidade de ter seus colegas registrados no serviço e mantê-los informados sobre os projetos faz deste site um bom organizador, tanto para projetos individuais como em equipe. Tudo em um ambiente leve e fácil de ser desvendado.

O único inconveniente é a tradução, que, apesar de bem feita, está incompleta. Mas há a promessa dos desenvolvedores de completá-la, então basta esperar. Uma boa opção para organização pessoal e profissional.

Fontes:
http://www.baixaki.com.br/download/clockingit.htm
http://www.clockingit.com/


___________________________________________________________

NB Project




O NB Project é uma ferramenta de gerencia de projetos focada na gerência de projetos de software. Utilizando a arquitetura cliente/servidor com o cliente feito em cima da Plataforma Netbeans e por isso dispõe de diversos recursos encontrados no Netbeans como: modularização, extensão, incorporar ao Netbeans etc.

Website do software: https://nbproject.dev.java.net

Website do fabricante: http://www.java.net

Licença: Software Livre / Open Source / Software Gratuito

O NB Project é uma ferramenta de gerência de projetos open-source e multi-plataforma focada na gerência de projetos de software. Utilizando a arquitetura cliente/servidor com o cliente feito em cima da Plataforma Netbeans e por isso dispõe de diversos recursos encontrados no Netbeans como: modularização, extensão, incorporar ao Netbeans etc.

Fontes:
http://www.softag.com.br/roller/adourado/entry/o_que_eh_nb_project
https://nbproject.dev.java.net

___________________________________________________________

7 comentários:

  1. Luis, gostei e estou divulgando!

    Abraço, Alceu

    ResponderExcluir
  2. Luis, muito bom o artigo. Inclusive, atualmente trabalho em uma empresa, uma multinacional onde não temos uma única licença nem de MS Project ... vai tudo via Excel mesmo e através do seu artigo conheci o Gnome Planner, bem simples, mas atende super bem o meu dia-a-dia ... montar cronograma no Excel nunca mais :) ... como a ferramenta é free, posso utilizá-la sem problemas.

    www.gestaodeprojetos.net

    ResponderExcluir
  3. Olá Alceu,
    Que bom que o conteúdo está de seu agrado.
    Obrigado pelo apoio.

    Um abraço,
    Luís Pouey Jr.

    ResponderExcluir
  4. Olá Edson,
    Seu relato é uma recompensa ao tempo investido nesta pesquisa.
    Aproveito o momento para convidar a todos que passarem por aqui, que se tiverem sugestões de outras ferramentas....por favor comentem que irei completando a listagem....

    Um abraço,
    Luís Pouey Jr.

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante desde comparativo, estava procurando algo que me ajudasse a comparar e definir escolhar, obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Luís, gostaria de parabenizá-lo pela pesquisa e elogiar a riqueza de detalhes no estudo. Aproveito tambem para convidá-lo a conhecer nossa ferramenta de gestão estratégica, de projetos e processos; assim poderá perceber o nível em que nos encontramos diante das demais apresentadas. Fica o convite, "www.npu.com.br" para conhecer o HINC. Grato, sucesso.
    Att.
    Ederson Varela

    ResponderExcluir